A paixão de um indivíduo por um time de futebol normalmente é despertada logo na infância, quando o garoto ou garota já conquista certa autonomia e capacidade de compreensão do mundo a seu redor. E não raro os filhos seguem os pais, isto é, passam a torcer pela mesma equipe de seus familiares – primeiras referências de comportamento. Assim, o time começa a fazer parte da identidade daquela criança.
Porém a influência parental é apenas um dos fatores que auxiliam na formação de um torcedor. A identificação do indivíduo com o time é formada por uma série de aspectos, que contribuem para aumentá-la ou diminuí-la ao longo do tempo. Ou seja, é possível mensurar se eu sou “mais torcedor” que meu vizinho, mesmo ambos seguindo o mesmo time com afinco. Um destes fatores que influenciam no grau de identificação do torcedor com o time é o desempenho dos atletas dentro de campo, bem como sua postura fora dele (Wann, Koch, Knoth, Fox, Aljubaily & Lantz, 2006¹). Os torcedores, inclusive, adotam os jogadores como modelo de comportamento e se sentem próximos a eles acompanhando notícias e comprando camisas com o nome do ídolo, por exemplo. Deste modo, quanto mais sucesso o atleta conquista com o time, maiores as possibilidades de contribuir para aumentar a identificação do torcedor e, consequentemente, se tornar exemplo de conduta para este. Zinedine Zidane é um destes atores em relação ao Real Madrid. Multicampeão como jogador, iniciou sua carreira de treinador na equipe B do time para aprender a ser um técnico, e não já com protagonismo, em uma equipe de ponta, como fazem muitos ex-jogadores. Mas Zizou é destes personagens que parecem intocáveis, e nem mesmo a cabeçada que desferiu no italiano Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006 – Materazzi teria ofendido sua irmã – abalou seu prestígio no mundo do futebol, muito menos com os torcedores merengues. O francês de ascendência argelina teve passagem discreta no banco da equipe B, sendo, inclusive, suspenso por não apresentar as credenciais necessárias para dirigir um time espanhol (posteriormente foi absolvido pelos tribunais do país). Um profissional comum, sem história no clube, provavelmente seria demitido. Porém a relação de Zidane com o Real Madrid está longe de ser comum. Mesmo sem muito sucesso no time B, o antigo camisa 5 do Madrid foi alçado ao posto de treinador do elenco principal em janeiro de 2016. A diretoria se valeu do tamanho de Zidane no clube para tentar esfriar os ânimos da torcida, devido aos maus resultados apresentados por seu antecessor, o espanhol Rafa Benítez. E a estratégia funcionou. O astro goza de elevado prestígio com o clube, seus dirigentes e torcedores. O prestígio, no escopo do marketing esportivo, tem o poder de transferir qualidades positivas do objeto admirado à identidade pessoal do torcedor (Carlson, Donovan & Cumiskey, 2009²). Ao mesmo tempo, o prestígio dado aos ídolos eleva o nível de ligação psicológica do torcedor com o time, pois a imagem do atleta é associada a memórias positivas envolvendo o clube (Carlson & Donovan, 2013³). Cabe a afirmação, portanto, que Zinedine Zidane é um fator de contribuição da identificação de torcedores com o Real Madrid, uma vez que, dado o êxito que o craque obteve como jogador e treinador deste time, a probabilidade de fazerem associações positivas entre ambos é alta. Portanto, ao deixar o comando do clube logo após conquistar a terceira UEFA Champions League seguida, Zidane marcou mais um golaço. Sua imagem não poderia estar em maior grau de positividade perante a torcida e, para não correr o risco de fracassos em campo mancharem-na, dada a perenidade do futebol, Zidane tirou os holofotes de si e ficou com a figura do tricampeonato, somada à que já possuía como atleta. É um exemplo a esta fogueira de vaidades que é o futebol, e motivo de orgulho aos torcedores do Real Madrid. Que todos sejam como Zinedine. ¹Wann, D., Koch, K., Knoth, T., & Fox, D. (2006). The impact of team identification on biased predictions of player performance. The Psychological Record, 56(1), 55. ²Carlson, B. D., Donavan, D. T., & Cumiskey, K. J. (2009). Consumer-brand relationships in sport: brand personality and identification. International Journal of Retail & Distribution Management, 37(4), 370-384. ³Carlson, B. D., & Donavan, D. T. (2013). Human brands in sport: Athlete brand personality and identification. Journal of Sport Management, 27(3), 193-206.
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2018 é ano de copa do mundo e há 80 anos atrás, durante a Copa da França em 1938, um brasileiro entraria para história. Seu nome? Leônidas da Silva, o Diamante Negro!
Naquela ocasião, o Brasil terminou o mundial na terceira posição e Leônidas, trazia para o Brasil o título de Melhor Jogador, além ainda de ter sido o maior goleador da competição, com 7 gols feitos. À ele é ainda atribuído o primeiro gol de bicicleta, nos idos de 30...mas e o que isto tem de relação com o Marketing?? Bom já fiz essa pergunta durante algumas palestras e quem acertasse, levaria um chocolate, vamos para a história! Em 1939 a empresa Lacta, comandada por Adhemar Pereira de Barros pretendia lançar um novo produto, mas ainda não tinha um nome para ele. Seu dono, Dr. Adhemar, político e entusiasta de Esportes, fundaria no citado ano, a Diretoria de Esportes do Estado de São Paulo e anos mais tarde, enquanto prefeito de São Paulo, começaria a liberação das verbas (61) para o Pan de 63 que se deu, quando este, era Governador do Estado, mas esta é outra história. Pouco depois de retornar da França, Leônidas recebe da Empresa Lacta a proposta (cujo controverso valor não se sabe ao certo) para ceder seu apelido ao novo chocolate que seria lançado e que prontamente foi aceito por Leônidas, que via ali inclusive, uma justa homenagem. Bom, assim Leônidas, o chocolate Diamante Negro ainda existe, 80 anos depois de sua criação e o caso imortalizado como um dos primeiros casos relatados do Marketing Esportivo, envolvendo Futebol no Brasil. E você? Sabia dessa? Fica ligado que vem mais por aí... ![]() Quem acompanha constantemente as crônicas e matérias sobre futebol ou estuda sobre o mesmo, sabe que estamos muitos carentes de literatura de qualidade sobre o assunto. Em todas as discussões há sempre a figura do árbitro de futebol, este profissional que tem o dever de aplicar corretamente as regras do jogo. E nesta ótica o escritor e ex-árbitro de futebol, Daniel Destro do Carmo lança dois livros que deixará o leitor com mais conhecimentos por este esporte das paixões, que é o futebol, especificamente sobre a arbitragem de futebol. ![]() Com muitas perguntas com respostas esparramadas em sites, livros, jornais ou até mesmo, por alguma pessoa falar, mas sem saber a fonte, Daniel Destro resolve pesquisar e escrever sobre as origens do futebol em seu primeiro livro, intitulado “Futebol do mundo ao mundial: Como o esporte se desenvolveu através dos tempos, da antiguidade até a Copa do Mundo”, que é dividido em três partes: (1) A História do Futebol, (2) O Desenvolvimento do Futebol e (3) A Copa do Mundo FIFA. Este livro é em formato digital (e-book) e totalmente gratuito. Durante sua pesquisa para este primeiro livro, deparou-se com um tema que necessita mais ainda de literaturas, que é o árbitro de futebol, um personagem que está em todas as discussões sobre este esporte das paixões e multidões. Este segundo livro do autor, com o título “Grandes árbitros do futebol brasileiro: o desenvolvimento do futebol pelo olhar da arbitragem” será lançado no Museu do Futebol, no dia 08 de junho de 2018. ![]() Com prefácio por Milton Neves e contracapa por Arnaldo Cézar Coelho, este livro é de leitura obrigatória para interessados nas histórias do futebol, árbitros, jornalistas, gestores esportivos ou qualquer pessoa que queira saber mais sobre o futebol. A história do futebol é escrita com a perspectiva das regras e da arbitragem, e com justa homenagem, apresenta uma biografia dos 50 grandes nomes da arbitragem brasileira. Como escrito da sinopse, “Para entender o fascinante mundo da arbitragem de futebol é necessário ir além do conhecimento empírico ou das noções básicas sobre o esporte. Requer uma compreensão do futebol, não apenas na sua origem, história, importância cultural, impacto no mundo dos negócios ou mesmo na paixão que ele move nas pessoas, mas sim, principalmente, na sua essência, seus pilares fundamentais e sua filosofia.” O livro é organizado em quatro partes: (1) A História do Futebol, (2) As Regras do Jogo, (3) A Arbitragem de Futebol e (4) Grandes Árbitros do Futebol Brasileiro. A primeira parte é um passeio desde “As origens do Futebol” até a criação das “Entidades Internacionais de Futebol”, na segunda parte, o foco é “Os Princípios Fundamentais do Futebol, passando pela “Evolução das Regras do Jogo” até chegar nas “Atuais 17 Regras do Futebol, com suas ‘Lendas e Mitos Populares”, a terceira parte e dedicada exclusivamente “A Arbitragem de Futebol”, com os “Árbitros Brasileiros na FIFA”, estatísticas, as “Finais Nacionais e Internacionais” e também nas “Copas do Mundo”, a quarta e última parte é dedicada aos “Grandes Árbitros do Futebol Brasileiro” com um capítulo exclusivo para as “Mulheres na Arbitragem do Brasil”. Este livro é de leitura obrigatória como literatura para se aprofundar nos grandes árbitros do futebol brasileiro, homens e mulheres que, indiscutivelmente, colaboraram com o esporte no país e no mundo, deixando marcados seus nomes para sempre na história, e que neste livro estão imortalizados, e ainda dados estatísticos dos árbitros na Copa do Mundo, todos os brasileiros que integraram o quadro internacional da FIFA, e muito mais. VALE A LEITURA!
O ambiente “truculento” dos negócios corporativos, onde também se encontram os negócios envolvendo os esportes, pode expor a complexidade de concentração das exigências e expectativas dos clientes. É neste cenário globalizado que a comunicação passa a ser uma ferramenta essencial para que os dirigentes levem suas organizações/instituições a um nível mais elevado de competição. Estas mudanças impactam os negócios e podem transformar as ameaças existentes nos negócios em vantagem de competição com seus concorrentes diretos. A atividade de comunicação passa por um momento de quebra de paradigmas e de construção de novos conceitos, onde o avanço tecnológico traz a cada momento uma nova linguagem, uma nova maneira de pensar, novas ideologias e expressões de comportamentos. Mas o que é comunicação? A palavra “comunicação” tem a sua origem no Latim communicatio, e sua tradução literal seria algo como “tornar comum” e do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Como vimos é uma palavra que a humanidade usa há muitos anos, mas a cada dia se transforma e aprimora o conceito. Somente na década de 1950, no pós-guerra, surgiu o conceito moderno de marketing com o avanço da industrialização mundial, onde as empresas presenciaram uma acirrada competição pelos mercados e segundo o American Marketing Association, a definição do termo é a seguinte: “O Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.” Em face desse novo cenário globalizado, a comunicação aliada ao marketing tem assumido um grande papel importante de desenvolvimento de abordagens e perspectivas. Mas este elo entre comunicação e marketing é uma junção que evidencia a necessidade de atribuir-lhe um lugar de destaque nas organizações. Seja ela uma indústria têxtil, de setor de serviços ou também nas organizações desportivas. O sucesso financeiro muitas vezes dependerá da habilidade do marketing, mas este sucesso fica refém da comunicação para implementações dessas ações de marketing, ou seja, um precisa da intervenção do outro para que algo aconteça satisfatoriamente. As finanças, operações de contabilidade e outras funções de negócios não terão sentido se não houver demanda futura de lucro para a organização. Os profissionais de marketing envolvem-se com bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares e uma infinidade de informações e ideias, tudo isso aliado à comunicação, que será responsável por todas suas ações. Nesta primeira matéria, foi apenas uma explanação do que iremos ver posteriormente, visto que o assunto é vasto e de enorme importância para a discussão entre os profissionais que atuam direta ou indiretamente nas entidades desportivas e que devem se antecipar e transformar incertezas em sucesso. A implementação de ideias que serão bem-sucedidas nunca foi muito simples, desde que haja um aprimoramento continuo dos gestores de marketing e uma comunicação eficaz para o seu sucesso. Até a próxima.
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Comunicação e Marketing
Área reservada para a discussão de temas sobre estratégias e ações de comunicação e marketing das entidades desportivas em geral
Histórico
Novembro 2020
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