Atualmente para inscrever uma equipe em uma competição de elite como a Superliga de Vôlei é exigido um altíssimo investimento financeiro. Além da taxa que deve ser investida na inscrição da equipe para sua participação na competição, há também tudo o que faz com que todo o seu sistema possa acontecer, desde o pagamento para a manutenção do ginásio, contratação de atletas, comissão técnica, salários, uniformes, gasto com viagens entre outros. Para que isso ocorra, a gestão desportiva necessita competência para administrar o dinheiro investido, para que este possa permanecer até o encerramento da competição bem como da temporada, evitando prejuízos e dívidas futuras. Os patrocinadores que depositam a credibilidade nas equipes em que investem seus recursos financeiros esperam que os mesmos sejam aproveitados e geridos com extrema competência e que sejam divulgados amplamente através de uniformes de treinos e jogos além dos banners e faixas distribuídos pelas quadras e ginásios. No setor da mídia, existe a extrema importância de uma perfeita divulgação dos patrocinadores das equipes logo quando as mesmas os divulgam através de suas assessorias de imprensa, no começo da temporada com ampla notoriedade e jamais podem ser negligenciadas ou ignoradas. Em um país com imensuráveis dificuldades em todos os setores, principalmente quando o mundo foi tomado por uma pandemia e que os recursos financeiros foram reduzidos pela crise econômica, empresas que continuam investindo e apoiando o esporte merecem a valorização e o retorno de seus investimentos. É desta forma que eles continuarão acreditando e que terão inúmeros motivos para incentivar o esporte. Em relação aos que ainda não investiram seus recursos no esporte, ao constatarem o reconhecimento dos que já investem, pensarão em ter a mesma atitude e assim teremos um esporte cada vez mais fortalecido no cenário esportivo internacional.
1 Comment
Neste meu texto de estreia no Gestão Desportiva, vou descrever um pouco sobre a cobertura que realizo das equipes de voleibol. Fazer o que amamos é sempre gratificante e cobrir uma equipe de voleibol é motivo de uma grande realização profissional. Para chegar à excelência não basta apenas fazer o melhor e sim buscar um diferencial como atrativo para chamar a atenção da torcida que busca informações precisas de sua equipe. Realizar um trabalho à distância não é uma tarefa fácil, não há como estar presente em todos os treinos, jogos e atividades extras que a equipe participa. Por este motivo existe a necessidade de uma compensação para que a torcida continue acompanhando o trabalho que está sendo desenvolvido. Atualmente as redes sociais são as melhores ferramentas para o alcance cada vez maior de torcedores basta saber usufruí-las, de forma correta entre páginas pessoais, profissionais e o Instagram faz parte do meu “elo” de trabalho. Unir os três têm sido uma forma perfeita de divulgação de matérias e crescimento de alcance. Antes da ocorrência da pandemia havia sido criado o “cantinho do torcedor” onde os torcedores que compareciam aos jogos, enviavam fotos ou vídeos com objetivo de colaborarem com as matérias e participarem ativamente da cobertura da página. Com a chegada do Covid 19, os jogos foram cancelados e quando retornaram a única opção para que eles pudessem acontecer seria a ausência da torcida. Houve a necessidade de cativar os torcedores e trazê-los para mais perto das coberturas através das chamadinhas das matérias com fotos das atletas e dos jogos que haviam sido realizados na minha página pessoal alguns minutos antes da matéria ser editada na página profissional e a foto principal ser colocada no Instagram da página profissional. A forma de trabalho foi aprovada pela torcida que aumentou de forma gradativa ao longo da última temporada com o número de seguidores tanto da página profissional que alcançou um número maior de curtidas, comentários e seguidores. Quanto ao número de seguidores no Instagram e finalizando o número de torcedores que pedem amizade na página pessoal para acompanharem as chamadinhas. Sentir a torcida de uma equipe localizada fora de meu estado que acompanha as divulgações, sabendo que mesmo de longe tenho me dedicado imensamente tem sido um imensurável reconhecimento ao meu trabalho.
|
Comunicação e Marketing
Área reservada para a discussão de temas sobre estratégias e ações de comunicação e marketing das entidades desportivas em geral
Histórico
Setembro 2022
Categorias |