O ambiente “truculento” dos negócios corporativos, onde também se encontram os negócios envolvendo os esportes, pode expor a complexidade de concentração das exigências e expectativas dos clientes. É neste cenário globalizado que a comunicação passa a ser uma ferramenta essencial para que os dirigentes levem suas organizações/instituições a um nível mais elevado de competição. Estas mudanças impactam os negócios e podem transformar as ameaças existentes nos negócios em vantagem de competição com seus concorrentes diretos. A atividade de comunicação passa por um momento de quebra de paradigmas e de construção de novos conceitos, onde o avanço tecnológico traz a cada momento uma nova linguagem, uma nova maneira de pensar, novas ideologias e expressões de comportamentos. Mas o que é comunicação? A palavra “comunicação” tem a sua origem no Latim communicatio, e sua tradução literal seria algo como “tornar comum” e do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Como vimos é uma palavra que a humanidade usa há muitos anos, mas a cada dia se transforma e aprimora o conceito. Somente na década de 1950, no pós-guerra, surgiu o conceito moderno de marketing com o avanço da industrialização mundial, onde as empresas presenciaram uma acirrada competição pelos mercados e segundo o American Marketing Association, a definição do termo é a seguinte: “O Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.” Em face desse novo cenário globalizado, a comunicação aliada ao marketing tem assumido um grande papel importante de desenvolvimento de abordagens e perspectivas. Mas este elo entre comunicação e marketing é uma junção que evidencia a necessidade de atribuir-lhe um lugar de destaque nas organizações. Seja ela uma indústria têxtil, de setor de serviços ou também nas organizações desportivas. O sucesso financeiro muitas vezes dependerá da habilidade do marketing, mas este sucesso fica refém da comunicação para implementações dessas ações de marketing, ou seja, um precisa da intervenção do outro para que algo aconteça satisfatoriamente. As finanças, operações de contabilidade e outras funções de negócios não terão sentido se não houver demanda futura de lucro para a organização. Os profissionais de marketing envolvem-se com bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares e uma infinidade de informações e ideias, tudo isso aliado à comunicação, que será responsável por todas suas ações. Nesta primeira matéria, foi apenas uma explanação do que iremos ver posteriormente, visto que o assunto é vasto e de enorme importância para a discussão entre os profissionais que atuam direta ou indiretamente nas entidades desportivas e que devem se antecipar e transformar incertezas em sucesso. A implementação de ideias que serão bem-sucedidas nunca foi muito simples, desde que haja um aprimoramento continuo dos gestores de marketing e uma comunicação eficaz para o seu sucesso. Até a próxima.
1 Comment
|
Comunicação e Marketing
Área reservada para a discussão de temas sobre estratégias e ações de comunicação e marketing das entidades desportivas em geral
Histórico
Setembro 2022
Categorias |