Gestão Desportiva

  • Início
  • Quem Somos
  • Áreas de Gestão
    • Formação de Atletas
    • Entidades Desportivas
    • Direito Desportivo
    • Comunicação e Marketing
    • Todos temas publicados
  • Entrevistas
  • Biblioteca
  • Contato
  • Início
  • Quem Somos
  • Áreas de Gestão
    • Formação de Atletas
    • Entidades Desportivas
    • Direito Desportivo
    • Comunicação e Marketing
    • Todos temas publicados
  • Entrevistas
  • Biblioteca
  • Contato

A banalização do Marketing Esportivo em Copas do Mundo

28/6/2018

0 Comentários

 
Imagem
​Há não muito tempo atrás, me lembro de não me importar tanto para os resultados dos jogos da Copa do Mundo, pois minha única preocupação era pedir ao meu pai que me comprasse uma Coca-Cola King Size para eu trocar a tampinha (famosa champinha se você é de Minas Gerais) por brindes espetaculares.

Naqueles idos eram Futcards na Copa América, Futegudes (bolas de gude com rostos de jogadores), mini craques, minibolas e ursos nas Copas do Mundo, além de diversos outros brindes dos quais sequer me recordo e sequer guardei, mas que na época eram tudo de que me importava numa Copa do Mundo.

Mas o Futebol como produto mudou, os estádios hoje arenas, mudaram bastante e tudo de alguma maneira mudou para melhor, visando atender um novo público, uma nova demanda do mercado que agora, topa pagar mais por quase o mesmo produto.

Esta mudança no futebol, acarretou em mudanças diversas em mercado secundário e o primeiro local onde foi sentido esta mudança foi nas falsificações de produtos, que passariam a serem limitadas por leis mais rígidas e contratos de uso de imagem, que aos poucos foi limitando aquelas inúmeras versões diferentes de camisas do Brasil à venda em qualquer lugar por aí...

Os contratos passaram a ficar menos flexíveis e mais específicos, determinando exatamente tudo o que não poderia ser mais feito e tudo o que deveria ser feito. Os eventos, passaram a resguardar e proteger seus patrocinadores (até como maneira de prover uma contrapartida ou ainda, algum retorno do investimento).

Até que em 2018 durante um jogo da copa do mundo, mais específico o jogo do Brasil contra a Costa Rica (segundo jogo do Brasil na Copa de 2018), por determinação da FIFA, a Rafaella (irmã de Neymar Jr.) e a Bruna Marquezine, tiveram de apagar uma foto em que faziam propaganda para a marca C&A de sua conta no Instagram. Foto que havia inclusive sido divulgada no perfil da C&A, que posteriormente, também veio a apagar o conteúdo.

A alegação da FIFA é clara e muito profissional: Nenhuma marca (não patrocinadora) pode se atrelar a imagem do evento. Na prática, foi sepultado algo chamado na literatura de “Marketing como retorno espontâneo” (não muito espontâneo neste caso), que seria quando determinada marca aparece e ganha destaque sem real intenção, ou ainda, não por meio do apoio direto.

De um lado, uma sacada genial da FIFA para blindar seu evento e a altíssima visibilidade atrelada a ele, do outro, a perda do senso de inclusive poder publicar determinada selfie sem estar associando determinada marca ao evento... a linha fica tênue e tudo hoje tem uma marca!

​E segue o jogo...
Imagem
Autor: Thalles Ciancio Valle
Mestre em Gestão do Esporte e Especialista em Jornalismo Esportivo e Multimídia.
Fonte: GestaoDesportiva.com.br
*As opiniões e informações publicadas nesse blog são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente os valores do GestaoDesportiva.com.br
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Imagem
    Comunicação e Marketing
    Área reservada para a discussão de temas sobre estratégias e ações de comunicação e marketing das entidades desportivas em geral

    Histórico

    Novembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Junho 2018
    Maio 2018

    Categorias

    Todos

Vem aí o...

Curso Online

Futebol Feminino: Desafios e Soluções

Saiba mais

GestaoDesportiva.com.br

Início
​Quem Somos
Entrevistas
Biblioteca
Contato
​
Política e ​Termos
​
Publicidade
Áreas de Gestão
Formação de Atletas
Entidades Desportivas

Direito Desportivo
​Comunicação e Marketing
Imagem
Imagem
    Digite seu e-mail para receber nossas informações
Inscrever
Redes Sociais
Nosso Público

Imagem
Copyright © 2018-2021 - GestaoDesportiva.com.br - Todos os Direitos Reservados