Gestão Desportiva

  • Início
  • Quem Somos
  • Áreas de Gestão
    • Formação de Atletas
    • Entidades Desportivas
    • Comunicação e Marketing
    • Contabilidade e Direito Desportivo
    • Todos temas publicados
  • Entrevistas
  • Biblioteca
  • Contato
  • Área do Aluno
  • Início
  • Quem Somos
  • Áreas de Gestão
    • Formação de Atletas
    • Entidades Desportivas
    • Comunicação e Marketing
    • Contabilidade e Direito Desportivo
    • Todos temas publicados
  • Entrevistas
  • Biblioteca
  • Contato
  • Área do Aluno

Dia de Jogo: Uma partida da NFL

21/2/2022

0 Comments

 
Imagem
Crédito: David Adamson - unsplash
Chegamos ao último texto do especial contando a experiência de assistir jogos das ligas norte-americanos ao vivo. Depois de contar como foi assistir ao hóquei no gelo e a NBA, chegamos ao futebol americano, com o jogo entre Jacksonville Jaguars e Indianapolis Colts da NFL.

Se eu já tinha ficado deslumbrado com tudo que aconteceu nos ginásios de Florida Panthers e Orlando Magic, a NFL conseguiu superar tudo. É como se tudo que é feito nos ginásios, acontecesse em escalas três vezes maior.

​Para começar o TIAA Bank Field tem capacidade para 67 mil pessoas, comparado com 20 mil do Anway Center e da FLA Live Arena. O estádio e os estacionamentos ocupam um espaço gigantesco e belíssimo ao lado de um rio, o tamanho do estádio também impressiona. Para chegar no último anel foram 6 lances de escadas rolantes. Havia um espaço com ações para os fãs antes do jogo, mas não encontrei com facilidade, quando localizei o lugar já estava próximo do início do jogo.
Imagem
Um dos vinte setores de estacionamentos oficiais do estádio (arquivo pessoal)
A NFL tem um grande diferencial das outras ligas, sua quantidade escassa de jogos. Cada time em média joga apenas 8 vezes em sua casa na temporada o que torna cada jogo único, a cidade parece parar no domingo para ir ao jogo. Ao passar pelos estacionamentos era fácil de notar uma infinidade de caminhonetes estacionadas com torcedores fazendo churrasco e bebendo cerveja, a chamada “tailgate party”.

Se nos jogos da NHL e NBA chegamos 1 horas antes das partidas começarem e parecia cedo, na NFL parecia tarde. Os estacionamentos abrem 4 horas antes do jogo começar para os torcedores se reunirem e fazerem o tradicional churrasco. O jogo começava às 13 horas e como certeza, muitas pessoas chegaram lá às 10 da manhã.

Dentro do estádio dá para sentir que o futebol americano é parte muito forte da cultura deles, mesmo em Jacksonville, que o time tinha a pior campanha da liga, o estádio tinha ótima presença de público. Além disso, existiam várias sessões dentro do estádio, incluindo uma área VIP em que era possível até assistir o jogo de dentro de uma piscina.
​Durante o hino houve o tradicional voo de aviões sobre o estádio e antes do jogo acabar toda a tripulação que estava nos aviões foi apresentada ao estádio para ser ovacionada. Dois telões gigantescos em cada lado do estádio chamava a torcida em momentos chaves do jogo e outros 4 telões menores ficavam mostrando placares e momentos de outras partidas da rodada.
​

Na televisão o jogo parece ter muitas paradas, no estádio você quase não percebe isso. O mascote interage muito com a plateia, chegando a se jogar de uma das torres de luz em uma espécie de bungee-jumping. Inúmeros sorteios são realizados durante a bola parada, as líderes de torcidas se apresentam, são realizadas jogo de perguntas no telão, são feitas ações no telão para movimentar o público (câmera do beijo, do abraço, da dança do robô, etc.).
Imagem
Telão gigante do estádio (arquivo pessoal)
Vários torcedores são convidados para fazerem alguma tarefa em troca de brindes e muitas sessões são premiadas com vale compras em restaurante, camisetas, brindes, etc. E ao término do jogo inúmeras lojas surgem abertas convidando o público a levar alguma lembrança para casa.
​

Após o jogo ainda recebemos um ingresso online de recordação no e-mail, uma ação que eu gostei bastante. Gostaria que fosse algo físico, mas com certeza por causa do Covid-19, a equipe teve que optar por esse formato.

​Na minha visão o futebol americano transcende o esporte nos Estados Unidos, me parece algo que faz parte da vida deles, e por isso foi a experiência esportiva mais impactante das três que tive na terra do Tio Sam.
Imagem
Excelente público, mesmo com a equipe em baixa (arquivo pessoal)
Imagem
Autor: Daniel Vila Hreczuck
Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Supervisor de Esportes de Raquetes no Clube Curitibano (mais sobre o autor)
Fonte: GestaoDesportiva.com.br
*As opiniões e informações publicadas nesse blog são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente os valores do GestaoDesportiva.com.br
0 Comments



Leave a Reply.

    Imagem
    Comunicação e Marketing
    Área reservada para a discussão de temas sobre estratégias e ações de comunicação e marketing das entidades desportivas em geral

    Histórico

    Setembro 2022
    Agosto 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Novembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Junho 2018
    Maio 2018

    Categorias

    Tudo

Imagem
Imagem

GestaoDesportiva.com.br

Início
​Quem Somos
Entrevistas
Biblioteca
Contato
​
Política e ​Termos
​
Publicidade
Áreas de Gestão
Formação de Atletas
Entidades Desportivas

Direito Desportivo
​Comunicação e Marketing
Imagem
Imagem
Inscreva-se na Newsletter
Redes Sociais
Nosso Público

Imagem
Copyright © 2018-2025 - GestaoDesportiva.com.br - Todos os Direitos Reservados