Gestão Desportiva

  • Início
  • Quem Somos
  • Áreas de Gestão
    • Formação de Atletas
    • Entidades Desportivas
    • Comunicação e Marketing
    • Direito Desportivo
    • Todos temas publicados
  • Entrevistas
  • Biblioteca
  • Contato
  • Área do Aluno
  • Início
  • Quem Somos
  • Áreas de Gestão
    • Formação de Atletas
    • Entidades Desportivas
    • Comunicação e Marketing
    • Direito Desportivo
    • Todos temas publicados
  • Entrevistas
  • Biblioteca
  • Contato
  • Área do Aluno

Interatividade nos esportes: os jogos de fantasy

28/3/2021

0 Comentários

 
Imagem
Crédito: Formula1.com
Ontem uma das melhores corridas dos últimos anos, deu início à temporada da Fórmula Um e com ela iniciou também a temporada de F1 Fantasy para aqueles mais apaixonados pelo esporte. No ano passado cerca de 15.500 usuários no Brasil participaram da brincadeira e no início dessa temporada o número já subiu para 15.700.

Para quem não conhece, o chamado fantasy games é um estilo de jogo online onde os participantes criam e escalam equipes imaginárias de um esporte real. Com base no desempenho estatístico, os atletas recebem pontuações que somam para as equipes que os escalaram.

Muito forte nos Estados Unidos o fantasy chegou na principal categoria de automobilismo em 2018, com certeza devido a nova proprietária, a Liberty Media, que é norte-americana. Para jogar só é necessário se cadastrar, escolher 1 equipe e 5 pilotos e torcer para que eles façam bons treinos e boas corridas. Ao término do final de semana, pelo desempenho nas pistas cada piloto recebe uma pontuação e a equipe de fantasy com a maior pontuação no final do ano é a campeã.
Imagem
Dentro dessa perspectiva, você pode criar ligas para jogar com os amigos ou participar de ligas já existentes como a liga do seu país, de sua equipe favorita e a liga com todos os usuários cadastrados.
​
O sistema é muito semelhante ao fantasy game mais famoso no Brasil, o Cartola FC. Criado em 2004 seguindo os moldes de jogos do estilo que já existiam na época especialmente na NFL, NBA e MLB, o Cartola ganhou popularidade a ponto de começar a oferecer serviços pagos. Em 2019, foram 8,6 milhões de perfis criados e cerca de 433 mil pessoas pagando assinatura, o que gerou um lucro de R$ 17,3 milhões de reais para a Globo.
Esse retorno parece pequeno perto do que o fantasy game faz nos Estados Unidos. Em 2013, a Forbes já relatava que apenas a indústria do Futebol Americano gerava 70 bilhões de dólares. A Fantasy Sports e Gaming Association em seu media kit calcula que cerca de 59 milhões de pessoas jogam nos Estados Unidos e Canadá, que essas pessoas gastam em média 653 dólares durante o ano para jogar e que 61% dos entrevistados alegam estar assistindo mais esportes ao vivo devido ao fantasy, para poder acompanhar seus jogadores.
​
Esses números deixam claro porque a Globo criou o Cartola lá atrás, pela enorme indústria e capacidade de lucro que o fantasy game possui. Os dados também deixam claro a razão da Formula 1 estar fazendo isso, buscar que mais pessoas assistam as corridas ao vivo, para acompanhar seus pilotos em tempo real e saber o que está acontecendo com sua equipe de fantasy.
Imagem
Funcionou comigo ano passado, especialmente porque eu comecei a ir bem, terminei na 57ª posição entre os 15 mil brasileiros que jogaram, ganhei as duas ligas que participei e por causa disso não perdi uma corrida e recentemente terminei a 3ª temporada da série Drive to Survive, que a categoria tem na Netflix.

​Com a NFL não é diferente, desde que comecei a jogar o fantasy em 2015 eu passei a ler mais e acompanhar mais o esporte que eu já gostava. Semanalmente acompanho as lesões, sugestões e alterações para tentar identificar quais os melhores jogadores para escalar. A interatividade que esse tipo de diversão proporciona me tornou um grande consumidor de Formula Um e NFL e meu gasto anual para isso é quase 0. Já as ligas capitalizam, ganhando fidelidade, público e com isso atraindo mais patrocinadores.

Numa era em que o esporte busca mobilizar o público mais jovem e criar interatividade com os fãs, esse tipo de diversão pode ser um grande aliado. E você joga algum fantasy game?
Imagem
Autor: Daniel Vila Hreczuck
Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Supervisor de Esportes de Raquetes no Clube Curitibano (mais sobre o autor)
Fonte: GestaoDesportiva.com.br
*As opiniões e informações publicadas nesse blog são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente os valores do GestaoDesportiva.com.br
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Imagem
    Comunicação e Marketing
    Área reservada para a discussão de temas sobre estratégias e ações de comunicação e marketing das entidades desportivas em geral

    Histórico

    Maio 2022
    Abril 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Novembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Junho 2018
    Maio 2018

    Categorias

    Todos

GestaoDesportiva.com.br

Início
​Quem Somos
Entrevistas
Biblioteca
Contato
​
Política e ​Termos
​
Publicidade
Áreas de Gestão
Formação de Atletas
Entidades Desportivas

Direito Desportivo
​Comunicação e Marketing
Imagem
Imagem
Inscreva-se na Newsletter
Redes Sociais
Nosso Público

Imagem
Copyright © 2018-2022 - GestaoDesportiva.com.br - Todos os Direitos Reservados