2018 é ano de copa do mundo e há 80 anos atrás, durante a Copa da França em 1938, um brasileiro entraria para história. Seu nome? Leônidas da Silva, o Diamante Negro!
Naquela ocasião, o Brasil terminou o mundial na terceira posição e Leônidas, trazia para o Brasil o título de Melhor Jogador, além ainda de ter sido o maior goleador da competição, com 7 gols feitos. À ele é ainda atribuído o primeiro gol de bicicleta, nos idos de 30...mas e o que isto tem de relação com o Marketing?? Bom já fiz essa pergunta durante algumas palestras e quem acertasse, levaria um chocolate, vamos para a história! Em 1939 a empresa Lacta, comandada por Adhemar Pereira de Barros pretendia lançar um novo produto, mas ainda não tinha um nome para ele. Seu dono, Dr. Adhemar, político e entusiasta de Esportes, fundaria no citado ano, a Diretoria de Esportes do Estado de São Paulo e anos mais tarde, enquanto prefeito de São Paulo, começaria a liberação das verbas (61) para o Pan de 63 que se deu, quando este, era Governador do Estado, mas esta é outra história. Pouco depois de retornar da França, Leônidas recebe da Empresa Lacta a proposta (cujo controverso valor não se sabe ao certo) para ceder seu apelido ao novo chocolate que seria lançado e que prontamente foi aceito por Leônidas, que via ali inclusive, uma justa homenagem. Bom, assim Leônidas, o chocolate Diamante Negro ainda existe, 80 anos depois de sua criação e o caso imortalizado como um dos primeiros casos relatados do Marketing Esportivo, envolvendo Futebol no Brasil. E você? Sabia dessa? Fica ligado que vem mais por aí...
0 Comments
Leave a Reply. |
Comunicação e Marketing
Área reservada para a discussão de temas sobre estratégias e ações de comunicação e marketing das entidades desportivas em geral
Histórico
Setembro 2022
Categorias |