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O futebol em busca de recursos deve olhar para o público LGBTQIA+

28/6/2021

2 Comments

 
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Crédito: O Globo
Olá, amigos. Espero que estejam todos bem com a pandemia que nos assola. Em meu último texto, trouxe à tona os casos Carol Solberg e Robinho, e como esporte e sociedade estão interligados. Pois bem. Sinto a necessidade de permanecer no tema – e avançar um pouco.

Este texto foi escrito em 28 de junho, data em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Em diferentes setores, vemos manifestações contra o preconceito que este público costuma sofrer. No esporte, idem. O fim de semana foi de lembranças à data na rodada do Brasileirão das Séries A e B, com camisas nas cores do arco-íris e bandeiras alusivas. Me permitam um parêntese para elogiar publicamente os gigantes Vasco da Gama e Germán Cano.

Hoje, dia 28/6, vários clubes e atletas postaram conteúdos referentes em suas redes sociais. Ótimo, desde que a atitude se reflita na prática. Quem se lembra dos quadrados pretos na ocasião do assassinato de George Floyd, protestando contra o racismo? O que mudou para a população negra, mesmo? Pois é. Então, que tal dar voz às as torcidas organizadas LGBTQIA+, ou proibir os cânticos homofóbicos nas arquibancadas?

Mas além do óbvio motivo de se lutar contra o preconceito e buscar igualdade, o esporte tem nos LGBTQIA+ um excelente filão a ser explorado. Em pesquisa de 2016, a consultoria norte-americana Out Leadership apontou que o potencial de consumo deste público é de R$ 419 bilhões. Cinco anos depois, é razoável imaginar uma fatia ainda maior.

Ao mesmo tempo, a receita dos clubes vem caindo e as dívidas, aumentando. Com a pandemia, sem bilheteria, com a população cortando gastos, o faturamento dos times da Série A foi, em média, 9% menor. A reinvenção e a procura por novas fontes de arrecadação são urgentes. A perda de bilheteria é bastante sentida, a compensação terá que vir de alguma maneira.

Outro ponto significativo é a diminuição no número de torcedores experimentada pelos times brasileiros. Em minha pesquisa para dissertação de mestrado, os que se declararam torcedores de clubes estrangeiros eram 42%. Igualmente, a maior “torcida” do futebol brasileiro é a não torcida. Ou seja, a parcela da população que não tem time nenhum é superior, inclusive, ao número de adeptos de Flamengo e Corinthians.

Será que esses 22% de não torcedores – aproximadamente, 45 milhões de pessoas – não o são por que não gostam de futebol, ou não se sentem identificados com nenhuma das equipes do país ou do exterior? O discurso dos clubes não está alinhado ao seu pensamento? Quantos desses 45 milhões são LGBTQIA+? Destes, quantos querem consumir o futebol? Entre os torcedores declarados, quantos são LGBTQIA+ e não se manifestam por medo ou vergonha e, consequentemente, não consomem?

Um primeiro passo seria investigar a população LGBTQIA+ e entender seus anseios em relação ao futebol, se existirem. O que pensam dos clubes e atletas, como os gritos homofóbicos nos estádios os atingem. Se torcem, se consomem, se sentem pertencimento ao grupo em torno do futebol e dos times. E de que maneiras fazem tudo isso. O modo de torcer de um LGBTQIA+ é igual ao de um homem ou mulher heterossexual, ou de uma criança? O que as eventuais diferenças apontam?

Se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ existe justamente para dar voz a este público, o futebol tem nas mãos uma excelente oportunidade para isso, e utiliza-la em seu favor. O consumo se torna mais e mais consciente, e a população vem buscando com frequência cada vez maior investir em marcas e empresas com as quais se identificam e respeitam liberdades individuais.

O futebol tem uma grande oportunidade de oferecer possibilidades de manifestação a seus diferentes torcedores. Assim, com seus pensamentos alinhados e fazendo com que todos se sintam parte integrante daquele grupo, o consumo tende a acontecer naturalmente.
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Autor: Pedro Corat
Mestre em Gestão do Esporte e Especialista em Comunicação Empresarial (mais sobre o autor)
Fonte: GestaoDesportiva.com.br
*As opiniões e informações publicadas nesse blog são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente os valores do GestaoDesportiva.com.br
2 Comments
Beatriz
28/6/2021 21:54:11

Belo texto. Perfeito.
Parabéns!

Reply
Pedro Corat link
29/6/2021 11:55:22

Obrigado, Beatriz! Fico feliz que tenha gostado.

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