A formação de atletas é uma área que requer especial atenção, pois a prática esportiva infantil e adolescente tem impactos significativos na formação e no desenvolvimento dos indivíduos e suas personalidades. Se for bem direcionada e feita de maneira adequada, o jovem atleta terá diversos benefícios, tanto físicos, quanto psicológicos e emocionais, como o desenvolvimento de habilidades sociais, capacidade de lidar com stress e ansiedade, aumento da autoconfiança, entre muitos outros. Entretanto, se esta prática esportiva acontecer de forma inadequada, os prejuízos podem ser irreversíveis. Sendo assim, a Psicologia é imprescindível neste processo, constituindo um dos pilares da formação – e também do alto rendimento – junto com a parte física, técnica e tática. Apesar disso, ainda não recebe a devida importância e, muitas vezes, enfrenta grande resistência. Um dos motivos para isso se deve ao fato da Psicologia ser uma área relativamente recente no meio esportivo, se comparada a outras especialidades. Os primeiros trabalhos no Brasil datam da década de 50, mas somente nas últimas décadas atletas e comissões começaram a abrir os olhos para sua importância. Por ser recente, ainda há muita desinformação a respeito e, consequentemente, as visões e entendimentos sobre sua atuação acabam sofrendo distorções. Uma confusão, que muitas vezes é também motivo de resistência contra a psicologia no contexto esportivo, é associar com a psicologia clínica, a terapia propriamente dita. É importante destacar que são atuações diferentes, com enfoques distintos. No esporte, os trabalhos são direcionados aos aspectos mentais e emocionais relacionados a prática esportiva, de que forma eles impactam no rendimento e na qualidade de vida do atleta, e de que forma eles podem ser ajustados para se obter melhores resultados. É importante compreender também que, trabalhar todos esses aspectos de maneira efetiva envolve tempo e dedicação, tanto quanto a parte física. Formar equipes e atletas bem preparados em todos os aspectos requer continuidade, e trabalhos pontuais e esporádicos terão um impacto pouco significativo. Voltando a questão da formação de atletas, são diversos aspectos que devem ser trabalhados e levados em conta, além das particularidades em relação ao profissionalismo. É preciso compreender e respeitar as fases do desenvolvimento infantil e adolescente, para se obter o melhor aproveitamento sem nenhum prejuízo na formação do indivíduo. Um primeiro ponto importante é que a prática esportiva seja prazerosa para a criança ou jovem, tenha um caráter lúdico, de brincadeira, e não uma obrigação. Para tal, a criança deve, em primeiro lugar, ter liberdade para experimentar diferentes modalidades e escolher aquela com a qual se identifique. Isso reflete diretamente na motivação, que se torna mais poderosa se partir de razões internas ao atleta. Ou seja, ele deve se sentir motivado pelo próprio prazer de realizar aquela atividade, pelas conquistas pessoais que alcança através do esporte. Se a motivação estiver pautada em fatores externos, como a vitória, o título, o apoio da torcida, ela se torna insustentável caso estes fatores não estejam presentes, e o atleta pode se sentir frustrado e acabar perdendo a vontade e o interesse de continuar com aquela atividade. Nesse sentido, pais e treinadores desempenham um papel de suma importância, pois o manejo inadequado, com cobranças excessivas, pode desencadear altos níveis de ansiedade e stress, o que também afeta a motivação, uma vez que a atividade deixará de ser prazerosa. Em situações mais graves, pode até impactar na formação da personalidade e do indivíduo. Todas as pessoas envolvidas na prática esportiva da criança ou adolescente devem ter uma postura assertiva, comunicação verbal e não verbal adequada, que aumente estímulos positivos e reduza os negativos. Isso contribui para a motivação interna, potencializa a autoconfiança do jovem atleta, entre outros benefícios. Sendo assim, podemos destacar três aspectos cruciais na iniciação esportiva e formação de atletas: Outro aspecto importante a ser trabalho com atletas em formação, é alinhar expectativas e realidade. O meio esportivo é extremamente competitivo, e são poucos os atletas que atingem o alto rendimento e o estrelato. É preciso compreender e esclarecer o que cada atleta pretende, estabelecer metas e objetivos compatíveis com a realidade, e as estratégias para alcançá-los. Para atletas que estejam direcionados ao alto rendimento, é importante trabalhar essa transição para o profissional e a capacidade de lidar com todas as variáveis que uma carreira esportiva implica, como exposição a mídia, fortes pressões e cobranças, as constantes mudanças de cidades e países, que exigem uma grande capacidade de adaptação, sem que isso prejudique seu desempenho e sua qualidade de vida.
Ou seja, para que o trabalho seja o mais completo possível e atinja os melhores resultados, o trabalho deve acontecer não apenas com a criança/adolescente, mas também com os pais, treinadores, e demais pessoas envolvidas no contexto do jovem atleta. Estes são apenas alguns aspectos que podem ser trabalhados pela Psicologia do Esporte, mas o seu alcance é muito mais abrangente. Desde a integração de novos atletas, trabalhos coletivos visando coesão de grupo, treinamento e desenvolvimento de capacidades mentais e emocionais do grupo como um todo ou individualmente, por exemplo tomada de decisão, manejo do stress e ansiedade, resiliência, coletividade, entre diversas outras habilidades (são tantos aspectos que, para não nos delongarmos demais agora, discutiremos em postagens futuras). Vale ressaltar, mais uma vez, que são trabalhos que necessitam continuidade para que sejam efetivos. É preciso conhecer os atletas, o grupo, e entender seu funcionamento para realizar as intervenções adequadas conforme as demandas. Além disso, assim como as habilidades físicas, as habilidades psicológicas e emocionais podem – e devem – ser treinadas e desenvolvidas de forma constante. O trabalho da Psicologia deve fazer parte do cronograma dos clubes durante toda a temporada, assim como outras especialidades, e de maneira inter e multidisciplinar com todos os profissionais das comissões técnicas. Um trabalho bem desenvolvido com categorias de base e jovens atletas pode trazer diversos benefícios para o atleta em si e para o clube. Com atletas mais bem preparados e grupos mais coesos, o clube pode conquistar melhores resultados. Valorizar e aproveitar melhor os atletas da base nas equipes profissionais reduz a necessidade de contratações externas, o que alivia as folhas salariais, além de contar com atletas mais entrosados e que tem identificação com o clube. E, acima de tudo, damos aos jovens a oportunidade de se desenvolverem plenamente, de maneira satisfatória, criando cidadãos e sociedades mais saudáveis. É preciso ampliarmos nossas compreensões, para que possamos evoluir e dar uma atenção maior para nossos jovens atletas, futuro do nosso esporte e da nossa sociedade. Trabalhar com a Psicologia do Esporte é trabalhar com o lado humano dos atletas, equipes, e do fenômeno esportivo como um todo. Até a próxima!
0 Comments
|
Formação de Atletas
Área reservada para a discussão de temas sobre a pedagogia, a psicologia, o treinamento e as demais áreas da formação de atletas
Histórico
Novembro 2024
Categorias |