Você é falso!? Essa é uma grande questão dentro do meio esportivo. Não estou aqui me referindo a atletas que mentem, agem de má fé e/ou enganam outras pessoas, mas sim de atletas que muitas vezes esquecem de quem realmente são, a grande questão é o atleta que se perdeu e não consegue localizar qual sua verdadeira essência. Você atleta, acaba tendo uma tendência muitas vezes a querer copiar os grandes campeões, copiar um colega de treino, um colega de equipe e muitas vezes acaba por falhar, fazendo com que a autoestima se rebaixe, isso porque você não está fazendo do seu jeito, da sua forma ou no seu ritmo específico, você apenas está imitando e injustamente comparando seu resultado com o dos outros, mas está esquecendo realmente de quem é você, quais suas habilidade e especificidades. Ser falso, não é mentir para os outros, é sim mentir para si mesmo, não reconhecer suas particularidades, sua personalidade e/ou seu jeito de jogar. Atleta, não caia nesta cilada, isso é muito comum de acontecer e aumenta gradativamente a probabilidade de você desenvolver quadros de ansiedade e inclusive depressão. Nós precisamos encontrar sua essência, suas habilidades, características, seu ritmo de ser dentro do esporte, para que você consiga ser você mesmo com efetividade, produtividade e felicidade. Então, não seja falso com você mesmo assuma quem você é, e assim consiga ser mais produtivo e vitorioso no seu esporte. Um grande abraço a todos!
0 Comments
Uma das grandes queixas dos atletas é a falta de concentração que muitas vezes ocorrem nos treinos, mas principalmente quando ocorrem nas competições, e quando isso ocorre o que fazer!? Iremos discutir um pouco esse assunto nessa coluna. Concentração é a capacidade de manter o foco de atenção sobre os estímulos importantes do meio que o cerca. Quando esse meio se altera, é necessário que a atenção se modifique também (Machado, 1997). Deve-se estar atento a todas as variáveis a sua volta, manter nesse momento um alto nível de atenção, e essa concentração elaborada é fundamental para um desempenho esportivo efetivo (Ziegler, 1994). Para se atingir o nível ideal de concentração deve-se aumentar seu foco e consciência da situação, assim como precisa usar o diálogo interno fortalecedor, isso é conversar com si próprio e dessa forma se compreender melhor (Weinberg e Gould, 2017). A Psicologia do Esporte ajuda o atleta a construir ferramentas internas para o controle da atenção e concentração, para isso precisamos também estar atentos a outras variáveis que atreladas e podem interferir no desenvolvimento dos atletas (Rúbio, 2010). A concentração pode ser continuamente aprimorada observando os programas técnicos e táticos de treinamento, e dessa forma desenvolver exercícios de concentração específicos com os atletas (Becker Jr e Samulski, 2002). O atleta concentrado e com bom foco, terá mais facilidade de relevar situações frustrantes e distrações externas, e se manterá na retidão de seus pensamentos para atingir seus objetivos propostos com sucesso. Um grande abraço a todos!
|
Formação de Atletas
Área reservada para a discussão de temas sobre a pedagogia, a psicologia, o treinamento e as demais áreas da formação de atletas
Histórico
Novembro 2024
Categorias |