Copa do mundo: quando a tática supera a técnica. Análise de Argentina 1 x 2 Arábia Saudita7/12/2022 Nos esportes em geral, é relativamente fácil prever quando uma equipe irá vencer a outra, levando em consideração a qualidade técnica de cada elenco. No basquete e no vôlei, por exemplo, são necessários muitos pontos até definir o vencedor do jogo. Assim, diminui a chance de uma “zebra” acontecer. Já no futebol, apenas um gol pode dar a vitória para um dos lados, mesmo que este lado tenha atuado num nível abaixo durante o jogo todo. Por exemplo, uma equipe chutou a gol umas 20 vezes enquanto o adversário chutou apenas uma vez. A probabilidade é que vençam os que tiveram mais oportunidades de fazer gol, no entanto, aqueles que chutaram apenas uma vez fizeram o gol. Há quem diga que essa é a beleza do futebol, a imprevisibilidade dos resultados. Diante dessa descrição, vamos analisar um dos resultados mais surpreendentes da Copa do Mundo do Qatar, em 2022. Argentina 1 x 2 Arábia Saudita Inicialmente vamos analisar alguns números do jogo (FIFA):
Imagine que você é o treinador de uma equipe que é nitidamente inferior ao seu adversário. Ainda, acrescente nessa equação que no ataque adversário joga Lionel Messi, um dos maiores jogadores da história do futebol. Problema posto, qual seria a forma lógica e correta de você montar sua equipe? Bem fechado na defesa e explorando os raros contra-ataques que poderão surgir. Assim, os números do jogo apresentados fazem sentido, é o que realmente aconteceu. Eis a grande questão, como os sauditas complicaram o jogo dos argentinos? Jogar com a defesa compacta não é nenhum grande segredo, pois toda equipe que defende bem faz isto. O diferencial saudita foi atuar com a defesa em linha, provocando vários impedimentos (10) dos argentinos, que tiveram dificuldade em aprofundar o jogo e em movimentar num espaço reduzido. Só que não foi simplesmente uma defesa em linha básica, foi uma linha avançada (próxima do meio-campo), que conseguiu pressionar os meio-campistas argentinos, dificultando muito para os armadores criarem os melhores passes. Isto é, não deram tempo e espaço para os criadores do time fazerem as melhores jogadas.
No entanto, os sauditas assumiram um risco grande ao fazerem a linha tão avançada, próxima do meio-campo, oferecendo muitos espaços para lançamentos dos atacantes velozes argentinos. Aqui aconteceu a ousadia saudita com uma boa dose de sorte: 3 gols argentinos foram anulados por impedimento. E não foram impedimentos claros, em que o atacante fica muito adiantado, foram aqueles lances em que se a bola tivesse saído milésimos de segundo antes, os lances teriam sido validados. Na imagem a seguir, o primeiro gol anulado de Messi, por impedimento, com a defesa saudita em linha muito avançada, próxima do meio-campo. Na imagem a seguir, o segundo gol anulado de Lautaro Martinez (no meio da defesa saudita, inclinado à frente), por impedimento, com a defesa em linha numa região adequada, mas com o goleiro distante (cobertura ineficaz). Na imagem a seguir, o terceiro gol anulado de Lautaro Martinez, por impedimento, com a defesa “toda quebrada”, sem pressão no armador, num lance de sorte da defesa saudita. No vídeo abaixo é possível ver os melhores lances do jogo, incluindo os gols anulados: Outra curiosidade desse jogo foi o discurso do treinador Hervé Renard no intervalo, que ficou famoso, após a vitória improvável:
0 Comments
Leave a Reply. |
Formação de Atletas
Área reservada para a discussão de temas sobre a pedagogia, a psicologia, o treinamento e as demais áreas da formação de atletas
Histórico
Agosto 2024
Categorias |