Gestão Desportiva

  • Início
  • Quem Somos
  • Áreas de Gestão
    • Formação de Atletas
    • Entidades Desportivas
    • Comunicação e Marketing
    • Contabilidade e Direito Desportivo
    • Todos temas publicados
  • Entrevistas
  • Biblioteca
  • Contato
  • Área do Aluno
  • Início
  • Quem Somos
  • Áreas de Gestão
    • Formação de Atletas
    • Entidades Desportivas
    • Comunicação e Marketing
    • Contabilidade e Direito Desportivo
    • Todos temas publicados
  • Entrevistas
  • Biblioteca
  • Contato
  • Área do Aluno

1º Fórum Sobre Profissionalização do Desporto em Angola

6/4/2021

1 Comment

 
Imagem
Crédito: Ministério da Juventude e Desportos de Angola
​No dia 30 de março do corrente ano, foi realizado o primeiro Fórum sobre a Profissionalização do Desporto em Angola, no anfiteatro do MAPTSS (Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social), em Luanda. O evento foi promovido pelo Ministério da Juventude e Desportos, que contou com a participação de federações, dirigentes desportivos, atletas e ex-atletas, treinadores e ex-treinadores, associações e escolas de formação desportivas. O evento foi para apresentar e explicar ao pessoal do desporto das vantagens que tem um profissional, tanto nos descontos de pensão, como lhe assegura no contrato com o clube e a federação e como garantir os direitos sob guardados no final da sua carreira. Este debate é necessário, pois em Angola o atleta não é valorizado depois do seu tempo útil e todos eles não são inscritos na Segurança Social, vivendo dos favores dos colegas ou mesmo de alguma ajuda da federação.

​Tanto é prematuro dizer que a dependência do desporto angolano é grande devido ao déficit de material humano, desportivo e de fábricas, os clubes não conseguem ajudar o desenvolvimento do país porque verdade seja dita, muitos dos atletas não vivem do desporto, eles não são disciplinados, não vivem do salário e são poucas equipas com profissionais por causa dos custos e pagamento exigidos por eles. Pois com isso queremos dizer que em Angola não tem desportos profissionalizados teremos de passar por um processo muito grande e com a participação da mídia, grandes indústrias e fábricas, estruturas desportivas, formação e material humano e muito mais. Angola está a perder atletas e praticantes do desporto em todas províncias por falta de apoio e assim são afastadas e desmotivadas.
Imagem
Crédito: Helvarina Pereira
​Temos muito a dizer sobre tal coisa, dizer que "O Desporto sem fábrica de equipamento e profissionais qualificados não pode existir profissionalismo no desporto...". No que é atinente as instalações, a grande dificuldade prende-se como facto de que as demais províncias carecem de condições logísticas para os atletas, assim como a maioria das províncias não tem campos em condições para a prática desportiva. O que constitui uma ameaça muito séria à organização interna do desporto em Angola, onde os atletas são esquecidos e desvalorizados. Como podemos profissionalizar o desporto se os nossos atletas não vivem do desporto, principalmente depois da aposentadoria.
​Ficou ainda demonstrado que o desporto angolano encontra-se numa fase embrionária e carece de muita atenção pois constitui um potencial muito forte para a Unidade Nacional e expansão de Angola na comunidade internacional. O desporto é uma actividade que vem ganhando relevância econômica, exemplo disso está no crescente número de empresas envolvidas no universo desportivo, bem como a adesão em massa da juventude na prática do desporto tanto no âmbito profissional como no âmbito do lazer e saúde.
Imagem
Crédito: Helvarina Pereira
​Que haja financiamentos reais e outros tipos de incentivos para as associações desportivas, os clubes, federações e outras organizações vocacionadas ao desporto em Angola. O aumento de novas oportunidades de contrato, patrocínio, investimentos e o apoio ao desporto federado, a melhoria da competitividade desportiva, a melhoria do nosso ranking da prática do desporto, a generalização da prática do desporto e actividades físicas. A melhoria do nosso estado de saúde que garantirá uma melhoria da qualidade de vida elevada dos atletas angolanos, entre outros dos objectivos de facto, vários constrangimentos que têm impedido uma acção concertada das diferentes instituições e agentes nacionais para ultrapassá-los. 
Imagem
Crédito: Helvarina Pereira
Entre os vários constrangimentos, é possível apontar a insuficiência flagrante de equipamentos desportivos e de serviços de apoio à prática desportiva. Assim é que esperamos que este projecto contribua para a concretização das metas estabelecidas na Estratégia do Desenvolvimento do Desporto em Angola...
​

Como dizia Pires, "só os Estados com dirigentes capazes conseguem ter um desporto capaz de unir o mesmo Estado e proporcionar mais empregos” (Pires, 1996: 289).
Imagem
Autora: ​Helvarina Pereira
Graduada em Ciências Políticas e atua no Ministério da Juventude e do Desporto de Angola (contato)
Fonte: GestaoDesportiva.com.br
*As opiniões e informações publicadas nesse blog são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente os valores do GestaoDesportiva.com.br
1 Comment
Ericka
7/4/2021 09:01:50

Essa mulher é fera 👏

Reply



Leave a Reply.

    Imagem
    Entidades Desportivas
    Área reservada para a discussão de temas sobre gestão de clubes, federações e entidades desportivas em geral

    Histórico

    Junho 2025
    Maio 2025
    Abril 2023
    Dezembro 2022
    Outubro 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Março 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Outubro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018

    Categorias

    Tudo

Imagem
Imagem

GestaoDesportiva.com.br

Início
​Quem Somos
Entrevistas
Biblioteca
Contato
​
Política e ​Termos
​
Publicidade
Áreas de Gestão
Formação de Atletas
Entidades Desportivas

Direito Desportivo
​Comunicação e Marketing
Imagem
Imagem
Inscreva-se na Newsletter
Redes Sociais
Nosso Público

Imagem
Copyright © 2018-2025 - GestaoDesportiva.com.br - Todos os Direitos Reservados