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A educação física escolar e a falta de base do esporte no Brasil

3/9/2020

2 Comentários

 
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Crédito: Gien Acantilado - unsplash.com
A educação física escolar atual no Brasil tem como orientação geral a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento é um conjunto de orientações que foi criado para nortear os currículos das escolas, redes públicas e privadas de ensino, de todo o país. Foi publicado em 2017 pelo Ministério da Educação, após receber milhares de contribuições de professores, gestores e especialistas em educação.
 
O grande objetivo da elaboração do BNCC foi de oferecer uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica. Isto é muito interessante, se considerarmos a grande disparidade que há entre o ensino na rede pública e particular, bem como nas diferentes regiões do país. Isto é, se houver instruções claras do que cada série deverá ensinar aos alunos, deverá ter uma melhoria geral da educação no Brasil. Além disso, provavelmente é melhor ter um plano do que não ter plano nenhum.
 
O que destaco nesse texto é especificamente a questão da educação física escolar. Seguindo as orientações atuais da BNCC, os professores de educação física devem abordar diversos assuntos nas aulas, indo muito além das tradicionais modalidades esportivas, por exemplo, abrindo espaço para jogos e brincadeiras, danças, práticas de aventura, ginásticas e lutas.
 
A ideia é que a educação física tenha uma maior conexão com as disciplinas escolares, ou seja, com foco no ensino e não no lado técnico-prático das modalidades esportivas. Espera-se criar alunos mais informados e críticos sobre diversos conteúdos ao invés de atletas. Também espera-se atrair mais alunos participantes, principalmente os que não demonstram grandes interesses pelos esportes tradicionais.
 
Por exemplo, caso o tema da aula seja uma dança específica, o professor deverá contextualizar a dança, com aulas teóricas passando pela origem, histórico, procedimentos de prática, como técnicas básicas e atitudes, como comportamentos adequados dos praticantes. Na sequência, a aula prática fará muito mais sentido para os alunos. Isto significa que irá oferecer muito mais conhecimentos do que apenas a prática isolada de movimentos. Nessa reportagem tem uma demonstração de como a educação física escolar está sendo ministrada com resultados interessantes.
 
Diante do modelo proposto pela BNCC, é possível dizer que não iremos desenvolver atletas nas escolas. É verdade que com a educação física escolar desprestigiada nas últimas décadas, poucos atletas foram descobertos a partir delas. No entanto, será que o Brasil está seguindo um modelo interessante no desenvolvimento esportivo, em afastar o esporte das escolas? Qual seria o modelo ideal?
 
O desenvolvimento esportivo não significa apenas boa colocação no quadro geral de medalhas nos Jogos Olímpicos, mas em utilizar o esporte como auxílio na educação e formação de cidadãos. Para populações de baixa renda, o esporte é um dos principais caminhos de ascensão social, seja com uma carreira de atleta profissional, ou mesmo como atleta universitário, com bolsas de estudo nas entidades de ensino no Brasil e até no exterior. Isto não pode ser simplesmente descartado, mas deverá ser encarado como uma política de estado.
 
Em breve, abordarei num novo texto sobre os diferentes modelos de formação esportiva adotado por países desenvolvidos e que poderão nortear o esporte brasileiro.
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Autor: Luiz Antonio Ramos Filho
Mestre em Gestão do Esporte e Especialista em Futebol (mais sobre o autor)
Fonte: GestaoDesportiva.com.br
*As opiniões e informações publicadas nesse blog são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente os valores do GestaoDesportiva.com.br
Quer ler mais sobre os planos de formação de atletas?
Texto 2 - ​O modelo dos EUA de formação de atletas
Texto 3 - Modelo de formação de atletas: Grã Bretanha
​
Texto 4 - Proposta de Plano Nacional de Formação Esportiva no Brasil
2 Comentários
Marcelo Lourenço link
4/9/2020 11:07:00

Parabéns Prof. Luiz, tema muito pertinente e interessante, pois permeia todo incentivo e cultura esportiva de um pais. Tudo começa na escola independente do modelo o contato inicial é na sala de aula. Sucesso!!!

Responder
Luiz Antonio Ramos Filho
7/9/2020 21:59:34

Grande Marcelo, que bom que você gostou do texto. Vamos aprofundar essa discussão nos próximos textos!

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